sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A REDACABA Capacitada na Prevenção de HIV/SIDA em Cahora Bassa, provincia de Tete.

Termina hoje a Capacitação de Campanha de Prevenção de HIV/SIDA em Cahora Bassa orientada por ADELT, que durou três dias. E sente-se pronto e determinado em trabalhar nesta área formando um grupo temático com apoio de ADELT no programa PERFAR.
Essa capacitação teve a sua abertura por Substituto Administrador do Distrito e foi encerrada pelo Representante da Directora de Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Cahora Bassa.

O Presidente do Conselho Distrital de Juventude (CDJ) que também participou na Capacitação, no fim enfatizou a união dos esforços das Organizações da Sociedade Civil para o bem-estar dos cidadãos nacionais e estrangeiros no nosso distrito de Cahora Bassa, dando referencia a REDACABA.


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A REDACABA beneficia-se a capacitação e prevenção de HIV/SIDA em Cahora Bassa com apoio de PERFAR

A REDACABA beneficia-se a capacitação e prevenção de HIV/SIDA na Vila de Chitima em Cahora Bassa através do parceiro ADELT (Agencia de Desenvolvimento Local de Tete) com apoio do programa PERFAR. 





Governo Distrital aumenta numeros de bombas de agua em Cahora Bassa

A REDACABA continuar a influenciar o Governo Distrital para aumento do número de fontes de água potável no distrito de Cahora Bassa e o Governo responde positivamente através dos seus parceiros.





A REDACABA PROMOVE A SOLUÇÃO DE PREOCUPAÇÕES COMUNITÁRIOS EM CAHORA BASSA

A REDACABA estimular os comités de gestão de água para um bom funcionamento nas localidade do distrito de Cahora Bassa através da recolha dos seus problemas e sugestões encaminhar directamente ao Governo do Distrito e a outras estruturas locais para a sua solução. Foram verificadas as seguintes preocupações:
PREOCUPACOES COMUNITÁRIAS NA AREA DE ABASTECIMENTO DE AGUA
  Falta de capacitações aos comités de gestão de água.
  Falta de calendário para a verificação e manutenção das de fontes de água potável;
  A existência de bombas com pouca ou sem água por os furos não ser fundos por falta de acompanhamento na altura de abertura de furos.
  Má localização das bombas.
  Grande número das bombas com água salgada.
  Avaria das bombas devido a constante uso das mesmas, pois número de bombas não corresponde com o número da população, onde uma média de 2309 habitantes, correspondente a 605 famílias por bairro bebe água em apenas duas bombas.
  Em alguns bairros não fazem a contribuição mensal para tem um fundo para em caso de avarias fazerem o uso por causa de má gestão dos valores contribuídos.
  Maior número de membros de comités de gestão de água não reconhecidos nas suas actividades.
  Falta de estabelecimento de venda de acessórios de bombas de água no distrito.
PROPOSTAS DA COMUNIDADES
       O governo devia:
Ø  Fazer manutenção geral das bombas de 5 em 5 anos através da calendarização.
Ø   Colocar mais furos de água.
Ø  Dar crachás aos membros dos comités de gestão de água e organizar a sua respectiva capacitação.
Ø  Alocar um estabelecimento de venda de acessórios de bombas de água.
Ø  Estabelecer o calendário para a verificação e manutenção das de fontes de água potável;

PREOCUPACOES COMUNITÁRIAS NA AREA DE SANEAMENTO
  Atraso de recolha de lixo nos lugares públicos;
  Falta de controlo dos estabelecimentos de onde se faz negócios informais de alojamentos (quartos) pois alguns não possuem condições adequados de latrinas e/ou casa de banho.
  Falta de latrinas nas paragens principais de chapa onde os agentes de fiscalização do governo cobram as taxas dos automobilistas.



PROPOSTAS COMUNITARIAS NA AREA DE SANEAMENTO
Ø  O Governo Local em união com os seus fiscais cobradores fiscais deve:
  Controlar  o período de recolha de lixo nos lugares públicos, verificando o acumulo destes residios sólidos e comunicar os que tem o dever de recolher.
  Permitir que os automobilistas estacionem seus minibuses num lugar indicado onde possui latrinas para passageiros.

  Controlar as condições de saneamento de cada estabelecimento que faz possui quartos de aluguer ou alojamentos.

sábado, 16 de agosto de 2014

A PRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA REDACABA

A PRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA REDACABA

  A REDACABA é o nome da plataforma de Chitima, distrito de Cahora Bassa, província de Tete. Esse nome resulta na designação ‘Rede Distrital das Associaçoes de Cahora Bassa.
  Essa plataforma foi fundada em 2010 com 8 associações inicialmente.
  Actualmente essa organização é composta por 10 associações que forma comissão distrital e 6 núcleos das localidades. Esses núcleos são compostos por uma média de 8 associações da localidade, totalizando 48 Associações membros desta Organização da Sociedade Civil.
  O objetivo da fundação desta plataforma é de fortalecer a unidade das OSCs para responder as preocupações e o bem-estar das Comunidades sob Boa Governação.
  É uma organização sem fins lucrativos.
  Desde 2011 a até o presente momento essa organizacao desenvolve projeto com apoio Técnico e Financeiro do MASC (Mecanismo de Apoio a Sociedade Civil). A Área de intervenção desta plataforma no âmbito de projecto do MASC é Monitoria e Advocacia de Agua e Saneamento do Meio Ambiente no distrito de Cahora Bassa, Província de Tete, em Mozambique.
  Objectivo geral do projecto é Melhorar o acesso de água potável e Saneamento do Meio Ambiente nos bairros e nos lugares públicos das Localidades do distrito de Cahora Bassa, província de Tete.

  














Para mais informações visite: