quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

NO MOMENTO DE DOR POR INTOXICACAO EM CHITIMA, O GOVERNO DISTRITAL PERDE UM CHEFE DA LOCALIDADE VITMA DE ACIDENTE DE VIAÇÃO

AINDA NO MOMENTO DE DOR POR INTOXICACAO EM CHITIMA, O GOVERNO DISTRITAL PERDE UM CHEFE DA LOCALIDADE VITMA DE ACIDENTE DE VIAÇÃO



No momento de dor de perca de mais de 70 habitantes de Vila de Chitima por intoxicação de bebida alcoólica, sucedeu-se um acidente de viação pelas 19 horas do dia 14 de Janeiro de 2015, que levou a morte de um Chefe da Localidade de Nhambando, distrito de Cahora Bassa, província de Tete, tendo perdido a vida no 15 de Janeiro de 2015, Hospital provincial de  Tete.
O falecido respondia pelo nome de Américo Chiundiza, que estava de motorizada na altura do sinistro com um carro. Segundo as nossas declarações, o falecido saia da reunião do Governo no âmbito de solucionar problema das vítimas de Tragedia por intoxicação em Chitima, sede do distrito de Cahora Bassa, província de Tete.


É MAIS UM DOR EM QUE O DISTRITO DE CAHORA BASSA SE ENCONTRA!

domingo, 11 de janeiro de 2015

ENTERROS DE MAIS DE 56 MORTOS, VITMAS DE BEBIDA ALCOOLICA TRADICIONAL, ENVENENADA, NA VILA DE CHITIMA, DISTRITO DE CAHORA BASSA, PROVINCIA DE TETE.

Governo Distrital, junto as empresas que operam no distrito apoia enterros de mais de 56 mortos, vitmas de bebida alcoólica tradicional caseira envenenada na vila de Chitima, Distrito de Cahora Bassa, Província de Tete.
No dia 11 de Janeiro de 2015, até 16 horas foram enterrados mais de 56 mortos no cemitério local com apoio do Governo Distrital e outros distritos vizinhos e empresas locais tendo dados apoio de caixões, transportes e máquina de escavação.




De segundo a nossa declaração o número de mortos está subindo e o Centro de Saúde local continua a receber mais pessoas com mesmo problema.

sábado, 10 de janeiro de 2015

BEBIDA TRADICIONAL PROVOCA LUTO NA VILA DE CHITIMA, DISTRITO DE CAHORA BASSA, PROVINCIA DE TETE.

BEBIDA TRADICIONAL PROVOCA LUTO NA VILA DE CHITIMA, DISTRITO DE CAHORA BASSA, PROVINCIA DE TETE.

Foi no dia 09 de Janeiro de 2015, no Bairro Cawira B, na Vila de Chitima, distrito de Cahora Bassa, província de Tete, onde em casa da Dona OLIVA, onde se prepara bebida tradicional vulgo Buadwa, que provocou mais de trinta mortes no dia 10 de Janeiro de 2015.
Como do costume a senhor Oliva preparou a bebida e na sua vizinhança ocorreu um falecimento que provocou acumulo de pessoas. Para apoiar os presentes no falecimento foi comprada bebida que foi envenenada por pessoa alheia que até agora não foi identificada. A Dona de bebida inocentemente bebia e vendia-a a todos interessados que passavam nessa bebedeira.
Segundo as declarações, algumas horas depois, na madrugada do dia seguinte, algumas pessoas iniciaram a fazer diarreia e vómitos sem paragem ate perder a vida. Os familiares, furiosamente foram em casa da preparadora dessa bebida para testar a mesma consumi-la. Infelizmente, encontraram-na morte, junto a sua filha que também estava apoiar na venda desta bebida.
Sem demora recorreram ao Centro de Saúde Local para ter socorro. Admiravelmente maior número de doentes iniciaram naquela madrugada apresentar o mesmo problema. Até 06.00h chegavam outros desmaiados e ainda outros mortos pelo mesmo problema. O Centro de Saúde, com apoio dos transportes locais iniciou a evacuar os graves à Hospital Rural do Songo, ate 12.00h foram registradas mais de trinta mortos.

TODA VILA DE CHITIMA ESTÁ EM LUTO!
Desconfia-se que um individuo malfeitor tenha depositado veneno num dos tambores dessa bebida sem a dona se perceber, pois ela junto a sua filha morreram. 

As investigações de que foi o promotor ainda estão em curso.