sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A REDACABA inicia o processo de poupanças de valores monetários entre os membros para a sua sustentabilidade.

Para garantir a sustentabilidade da organização a REDACABA iniciou o processo de poupanças de valores monetários entre os membros. Essa iniciativa visa a potencial a união dos seus colaboradores na promoção do espirito de cooperação dos membros da Sociedade Civil em Chitima, distrito de Cahora Bassa, província de Tete.

domingo, 31 de julho de 2016

A REDACABA promove jornada de limpeza no Centro de Saúde de Chitima, distrito de Cahora Bassa, província de Tete.


Com vista a garantir o Saneamento do meio a REDACABA promove jornada de limpeza no Centro de Saude de Chitima, distrito de Cahora Bassa, provincia de Tete.

Essa actividade visa a garantir aproximação dos funcionários de Saúde de Chitima com a comunidade e membros da Sociedade Civil em prol do bem-estar público e instituicional. Esteve nessa actividade o Enfermeiro Chefe, senhor Zeca Francisco para alem de fornecer materiais de protecção participou nessa jornada de limpeza junto com mais de 124 pessoas das comunidades locais. De salientar que essa actividade foi realizada no dia 16 de Julho de 2016 e será continua.





quinta-feira, 7 de julho de 2016

A REDACABA reuniu-se em preparação das suas actividades em Chitima, província de Tete.

A REDACABA reuniu-se em preparação das suas actividades em Chitima, distrito de Cahora Bassa, província de Tete. Neste encontro foi coordenado a mobilização ao junto as comunidades locais para realizar jornada de limpeza no Centro de Saúde de Chitima na próxima semana.  Tambem foi planificado o debate junto ao Governo Distrital sobre os desafios para evitar abandono das obras publicas em Cahora Bassa pelos empreiteiros.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

A Fundação MASC reuniu-se com as mulheres de Chitima, distrito de Cahora Bassa, provincia de Tete.

A Fundação MASC, representada por Francisco Pantie, no dia 01 de Julho de 2016, reuniu-se com as mulheres de Chitima provenientes das varias organizações femininas a fim de criar um grupo desta camada social para actividades de advocacia em prol do desenvolvimento do distrito de Cahora Bassa que resultaria da governação participativa e inclusiva dos cidadãos.
Deste encontro da Fundação MASC com as mulheres, foi criado um grupo denominado “Clube de Mulheres de Chitima”.

E usando o metodo de “Voto secreto” foram eleitos quatro dirigentes deste clube  que são:
Helena António Mainato, como Coordenadora; Regina Deniasse, como Vice-Coordenadora; Lúcia Alberto, como  Secretária e Adélia António Inácio, como a Tesoureira.
 .

De reunião que a Fundação MASC fez com jovens no dia 27 de Junho do ano corrente onde foi criada a Rede Jovenil de Chitima também foram eleitos quatro dirigentes deste grupo que são Coordenador, Vice-Coordenador, Tesoureira e Secretária.



quarta-feira, 29 de junho de 2016

A REDACABA participou no Observatório de Desenvolvimento da Província de Tete

A REDACABA participou no Observatório de Desenvolvimento da Província de Tete que teve lugar no dia 29.06.2016 na qual foram apresentados documentos tais como Síntese das constatações e acções de seguimentos da XI sessão plenária do Observatório de Desenvolvimento de 2015, Balanço do Plano Economico e Social 2015 e Relatório da Sociedade Civil.
Após as apresentações Sua Excia Paulo Auade, Governador da Província, moderou o debate em Plenária no qual foram apresentadas pelos presentes os louvores, censuras e críticas em prol do Desenvolvimento em todas áreas nesta região do Pais. Esse evento visava a promoção do diálogo entre o Governo, seus parceiros e a Sociedade Civil e o Governador frisou a necessidade da vigilância em todos sectores para evitar actos de cobranças ilícitas ou corrupção que afecta negativamente o Desenvolvimento.

O Relatório da Sociedade Civil frisou a necessidade de descer nas elites políticas que nos diferencia no desenvolvimento, tendo lançado um apelo ao Governo para maior vigilância dos pilares que nos separa provocando retrocesso no desenvolvimento.



segunda-feira, 27 de junho de 2016

A Fundação MASC reuniu com os jovens em Chitima, no distrito de Cahora Bassa, província de Tete

A Fundação MASC reuniu com os jovens em Chitima, no distrito de Cahora Bassa, província de Tete, para a divulgação dos seus objectivos, com vista a potenciar advocacia para o desenvolvimento distrito em prol do progresso da cidadania participativa em todos níveis. Estiveram presentes mais de 70 jovens.
Neste encontro os jovens colocaram alguns problemas que afecta o distrito princialmente na área de Educação tais como: insuficiência das salas de aulas e carteiras nas escolas, insuficiência de livros que coaduna com o currículo em vigor nas bibliotecas e falta de ginásio para actividades desportivas na Escola Secundária da sede deste distrito.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

A Fundação MASC em parceria com a REDACABA realizou um debate sobre desafios dos Serviços de Saúde em Chitima, distrito de Cahora Bassa, provincia de Tete.

A Fundação MASC em parceria com a REDACABA realizou um debate no dia 19.05.2016 em Chitima, distrito de Cahora Bassa, provincia de Tete. O debate teve como tema: Os desafios dos Serviços de Saúde na melhoria do atendimento público no Centro de Saúde de Chitima”.
Deste debate estiveram presentes membros das organizações da sociedade civil, líderes comunitários, líderes religiosos, personalidades influentes das comunidades, jornalistas da Radio comunitária Cahora Bassa, Directora do Centro de Saúde de Chitima de nome Josefa Muchenga, Directora do Serviço Distrital de Saúde Mulher e Acção Social de Cahora Bassa de nome Paula Bernardo, Chefe do Posto de Chitima, de nome Luís Raiva, membros da REDACABA e facilitador da Fundação MASC, de nome Francisco Pantie.
O mesmo foi moderado pelo um jornalista do Radio Comunitária Cahora Bassa e um membro da REDACABA.
Os presentes focalizaram o atendimento público predominante no Centro de Saúde pedido a maior vigilância dos dirigentes e melhoramento do recinto do Centro de Saúde Chitima que atende mais de 48.000 habitantes, pois não possuí a vedação.
O debate levou mais de duas horas de tempo o que facilitou a satisfação dos presentes e os dirigentes apelaram maior participação da Sociedade Civil para melhoria da vigilância no atendimento ao público contribuições de opiniões e mão-de-obra para melhoramento deste Centro de Saúde.


















domingo, 1 de maio de 2016

EDM (Eletricidade de Moçambique), delegação de Chitima, Sede do distrito de Cahora Bassa, condiciona as cobranças ilicitas aos residentes

EDM (Eletricidade de Moçambique), delegação de Chitima, Sede do distrito de Cahora Bassa, provincia de Tete condiciona as cobranças ilícitas aos residentes para reparaçao de avaria que afectava a linha de 10 familias no Bairro 1º de Maio, linha katete. Os residentes aflitos pelo ausência de corrente eléctrica por três dias nas suas casas devido a essa pequena avaria que durou menos de 20 mintutos para sua reparação entregaram valores monitários de acordo com o pedido de um dos funcionários da EDM no valor de cinquenta meticais por cada familia no pleno dia dos trabalhadores, dia 01 de Maio de 2016.
De salientar que a o Chefe da equipa dessa empresa publica tinha informação dessa avaria e não foi condicionada a sua reparação alegando ter movimentado todos membros da equipa para zonas fora de Chitima (Maroeira e Imboque neste fim de semana, semana que culminava com o dia do trabalhador.
De acordo com as declarações de um dos moradores indicado pela cobrança,reconhece que essa atitude de EDM é inadequada, pois é o dever da empresa reparar as avarias mesmo nos feriados ou fim de semanas. Pedimos os que tem direito para entrevir esse comportamento de pressionar os moradores para os benefícios alheios.https://www.youtube.com/results?search_query=edm+chitima



quarta-feira, 27 de abril de 2016

A fundação MASC preocupada com a tenção politica-militar promove debates em parceria com a REDACABA em Chitima.



A fundação MASC (Mecanismo de Apoio a Sociedade Civil) em parceria com a REDACABA (Rede Distrital das Associações de Cahora Bassa) preocupada com Paz em Moçambique, reuniu-se no dia 26.04.2016 junto aos líderes comunitários, líderes Religosos, Agentes economicos, membros de partidos politicos e outros actores influentes do distrito para debater assuntos de Paz em Moçambique em prol do desenvolvimento local. Os presentes vincaram a necessidade de tolerância, priodades na tomada de decisões para permitir a confianças entre os partidos politicos de modo a dar espaço ao diálogo com envolvimento de mais actores no processo de diálogo politico como única forma de ultrapassar as diferenças partidárias e a tensão politica militar que se vive no nosso País. Os presentes recordaram o nosso proprio exemplo da guerra dos 16 anos em que o ex-presidente Joaquim Alberto Chissano teve que sentar com o Lider da RENAMO na presença de mediadores em Roma para por termo a guera civil que assolava o pais na altura. Tendo sido produtivo esse exemplo do passado é necessario segui-lo denovo. O adebate foi moderado pelo facilitador da fundação MASC Francisco Pantie. A reunião teve lugar nas Intalações da Associação Thimo Lachitukuko, em Chitima, distrito de Cahora-Bassa, provincia de Tete.

terça-feira, 26 de abril de 2016

REDACABA preocupada com a tensão politica militar que dificulta o processo de Paz em Moçambique

A REDACABA (Rede Distrital das Associações de Cahora Bassa) preocupada com Paz em Moçambique, reuniu-se hoje junto aos líderes comunitários, líderes Religosos e outras outros actores influentes do distrito para debater assuntos de Paz em Moçambique em prol do desenvolvimento local. Os presentes focarizaram a necessidade de torelancia, priodades na tomada de decisões para permitir a confianças entre os partidos politicos de modo a dar espaço ao diálogo com envolvimento de mais actores no processo de diálogo politico como única forma de ultrapassar as diferenças partidárias e a tensão politica militar que se vive no nosso País e. O debate foi moderado pelo facilitador do MASC. A reunião teve lugar nas Intalações da Associação Thimo Lachitukuko, em Chitima.