sexta-feira, 20 de maio de 2016

A Fundação MASC em parceria com a REDACABA realizou um debate sobre desafios dos Serviços de Saúde em Chitima, distrito de Cahora Bassa, provincia de Tete.

A Fundação MASC em parceria com a REDACABA realizou um debate no dia 19.05.2016 em Chitima, distrito de Cahora Bassa, provincia de Tete. O debate teve como tema: Os desafios dos Serviços de Saúde na melhoria do atendimento público no Centro de Saúde de Chitima”.
Deste debate estiveram presentes membros das organizações da sociedade civil, líderes comunitários, líderes religiosos, personalidades influentes das comunidades, jornalistas da Radio comunitária Cahora Bassa, Directora do Centro de Saúde de Chitima de nome Josefa Muchenga, Directora do Serviço Distrital de Saúde Mulher e Acção Social de Cahora Bassa de nome Paula Bernardo, Chefe do Posto de Chitima, de nome Luís Raiva, membros da REDACABA e facilitador da Fundação MASC, de nome Francisco Pantie.
O mesmo foi moderado pelo um jornalista do Radio Comunitária Cahora Bassa e um membro da REDACABA.
Os presentes focalizaram o atendimento público predominante no Centro de Saúde pedido a maior vigilância dos dirigentes e melhoramento do recinto do Centro de Saúde Chitima que atende mais de 48.000 habitantes, pois não possuí a vedação.
O debate levou mais de duas horas de tempo o que facilitou a satisfação dos presentes e os dirigentes apelaram maior participação da Sociedade Civil para melhoria da vigilância no atendimento ao público contribuições de opiniões e mão-de-obra para melhoramento deste Centro de Saúde.


















domingo, 1 de maio de 2016

EDM (Eletricidade de Moçambique), delegação de Chitima, Sede do distrito de Cahora Bassa, condiciona as cobranças ilicitas aos residentes

EDM (Eletricidade de Moçambique), delegação de Chitima, Sede do distrito de Cahora Bassa, provincia de Tete condiciona as cobranças ilícitas aos residentes para reparaçao de avaria que afectava a linha de 10 familias no Bairro 1º de Maio, linha katete. Os residentes aflitos pelo ausência de corrente eléctrica por três dias nas suas casas devido a essa pequena avaria que durou menos de 20 mintutos para sua reparação entregaram valores monitários de acordo com o pedido de um dos funcionários da EDM no valor de cinquenta meticais por cada familia no pleno dia dos trabalhadores, dia 01 de Maio de 2016.
De salientar que a o Chefe da equipa dessa empresa publica tinha informação dessa avaria e não foi condicionada a sua reparação alegando ter movimentado todos membros da equipa para zonas fora de Chitima (Maroeira e Imboque neste fim de semana, semana que culminava com o dia do trabalhador.
De acordo com as declarações de um dos moradores indicado pela cobrança,reconhece que essa atitude de EDM é inadequada, pois é o dever da empresa reparar as avarias mesmo nos feriados ou fim de semanas. Pedimos os que tem direito para entrevir esse comportamento de pressionar os moradores para os benefícios alheios.https://www.youtube.com/results?search_query=edm+chitima