terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O VENDEDORES DO MERCADO EXIGEM A CONCLUSAO DA OBRA DO ALPEDRE ABANDONADO PELO EMPRETERIO



Os vendedores do mercado central de Chitima, triste da situação de falta de lugares para fins comerciais dos produtos alimentícios exigem a conclusão da construção do novo alpendre neste mercado que foi abandonado pelo empreiteiro por mais de 7 meses.
O plano da sua construção foi de um período não superior a três meses, com o orçamento aprovado para o efeito. Ao em vez de alpendre de um alpendre com 40 balcões conforme o plano foi iniciado um pequeno alpendre que os vendedores chamam de ‘mercadinho’ que também não foi concluído sem razões palpável. Os mesmos vivem sem informação clara do seu abandono.
A REDACABA entrevistou a hoje a Chefe da Localidade de Chitima Sede sobre o assunto que também confirmou o abandono não conhecendo as causas tendo dito que foi a má gestão do próprio empreiteiro.
Neste momento a REDACABA já marcou audiência ao Director distrital de SDPI para o mesmo assunto.
 Insuficiência do espaço para actividades de comercialização dos produtos alimentícios em Chtima.



 Vendedores do mercado Central de Chitima no ar livre, a espera da conclusão da construção do alpendre abandonado no distrito de Cahoara Bassa, província de Tete.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ENTREVISTA SOBRE O ABANDONO DA CONCLUSAO DAS OBRAS DO MERCADO CENTRAL DE CHITIMA

Teve lugar no dia 04 do corrente mes, uma seccao entrevistas a estruturas do mercado e os seus respectivos vendedores sobre o atrazo da conclusao das obras do mercado central de chitima,cujo a previsao para o seu termino era  de um mes, e foi abandonado por mais de um ano. Eis as imagens e videos que ilustram o abandono.
 

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

MASC APOIA AS ORGANIZACOES DA SOCIEDADE CIVIL NA PROVINCIA DE TETE

Foi realizada a mentoria na area financeira na Cidade de Tete, organizada pelo MASC nos dias 27, 28 e 29 de Novembro do ano em curso, nas Instalacoes da Fundacao de Apoio Amigo, envolvendo 4 organizacoes da sociedade Civil que sao:

  • RAMBOG – Moatize

·         Plataforma Distrital Kubverana de Changara
·         Fundação Apoio Amigo - Tete
·         Fórum das associações moçambicanas dos deficientes - Tete


Objectivo geral da mentoria
Medir a capacidade técnica e identificação das necessidades de capacitação na área financeira dos contabilistas e/ ou financeiros das OSCs que beneficiam dos Fundos do MASC.
Essa mentoria foi facilitada pela REDACABA em prestacao de servico ao MASC; tendo como objectivos especificos os seguintes:
§  Avaliar as habilidades e competências contabilistas e/ ou financeiros das OSCs que beneficiam dos Fundos do MASC;
§  Identificar as necessidades de capacitação que possam melhorar as competências na área financeira aos contabilistas e/ ou financeiros das OSCs que beneficiam dos Fundos do MASC;
§  Demonstrar o preenchimento dos mapas que compõem o relatório financeiro;


§  Explicar o guião de prestação de contas do MASC.

Nesta mentoria foram realizados exercicios praticos individuais da elaboracao do relatorio Financeiro, exercicicio pratico em pares sobre elaboracao do Manual de procedimentos financeiros, identificando os erros e corrigi-los e as discussoes do mesmo e apresentacoes sobre Formacao em Financas Basicas e Guiao de prestacao de contas. Foi muito agradavel.

MASC sempre apoia as Organizacoes da Sociedade Civil para o seu crescimento.

sábado, 2 de novembro de 2013

REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL DA REDACABA

REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL DA REDACABA

A REDACABA (Rede Distrital das Associações de Cahora Bassa) realizou hoje a sua Assembleia Geral na Vila de Chitima que iniciou as 09:00 horas com objectivo de realizar eleições dos seus Órgãos Sociais de acordo com os seus estatutos.
Era um ambiente agradável, visto que para além das Associações membros da plataforma, estiveram presentes representantes dos núcleos da REDACABA (conjunto das Associações da localidade) vindo das localidades do distrito de Cahora Bassa, província de Tete, em Moçambique. Também estiveram presentes Representante do Governo Distrital fez abertura e o Fecho da Assembleia e representante do Conselho Distrital de Juventude (CDJ) é que moderou o processo de votação.
O Representante do Governo Distrital e representante do Conselho Distrital de Juventude (CDJ). As Associações esses órgãos sociais são:
ü  Presidência de Assembleia Geral ------Associação Khala na Moyo;
ü  Coordenação ----------------------------- Associação Thimu la Chitukuko;
ü  Gestão Financeira ------------------------Associação Tsamba Liwissi;
ü  Presidência do Conselho Fiscal ------- Associação Cueruza.
O processo levou 5 horas de tempo, tendo terminado pelas 14:00 horas.
 Seccao de Abertura da Assembleia Geral, feita pela Representante do Governo Distrital
 Representantes dos Nucleos das Localidades convidados
 Participantes das Associações membros da REDACABA, participar no processo de votação.
Contagem e divulgacao dos resultados das eleições dos membros dos órgãos sociais.
www.masc.org.mz 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

CELEBRACAO DO DIA 07 DE SETEMBRO EM MOZAMBIQUE

FOI CELEBRADO ALEGREMENTE O DIA 7 DE SETEMBRO, DIA DE ACORDO DE LUSAKA COM A PARTICIPACAO DO GOVERNO DISTRITAL, POPULACAO ORGANIZADA E GRUPOS CULTURAIS NA VILA DE CHITIMA, DISTRITO DE CAHORA BASSA, PROVINCIA DE TETE.



PREMIAÇÃO DOS VENCEDORES DOS GRUPOS CULTURAIS E DE CONCURSOS LITERÁRIOS FINANCIADO PELA VISAO MUNDIAL.


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

MASC APOIA AS ORGANIZAÇOES DA SOCIEDADE CIVIL EM CAHORA BASSA, PROVÍNCIA DE TETE, MOÇAMBIQUE MASC (Mecanismo de Apoio a Sociedade Civil) presta apoio Técnico e financeiro às Organizações da Sociedade Civil em Moçambique, tendo os seus representantes denominado por Facilitadores do MASC, em todas regiões do País. Neste momento o Facilitador do MASC, Francisco Pantie, está a visitar as Associação do distrito de Cahora Bassa, concretamente na Vila Sede de Chitima, província de Tete fazendo a radiografia destas associações visitando-as suas sedes. Este cria um momento de aprendizagem sobre vários aspectos de funcionamento de uma Associação e na produção de um índice de sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil. Apela-se as ONGs interessada em Apoiar o nosso País na área da Sociedade Civil e/ou o desenvolvimento comunitária para abraçar as OSCs pois são a base para o desenvolvimento comunitário.

MASC APOIA AS ORGANIZAÇOES DA SOCIEDADE CIVIL EM CAHORA BASSA, PROVÍNCIA DE TETE, MOÇAMBIQUE

MASC (Mecanismo de Apoio a Sociedade Civil) presta apoio Técnico e financeiro às Organizações da Sociedade Civil em Moçambique, tendo os seus representantes denominado por Facilitadores do MASC, em todas regiões do País.
Neste momento o Facilitador do MASC, Francisco Pantie, está a visitar as Associação do distrito de Cahora Bassa, concretamente na Vila Sede de Chitima, província de Tete fazendo a radiografia destas associações visitando-as nas suas sedes.


Este cria um momento de aprendizagem sobre vários aspectos de funcionamento de uma Associação e na produção de um índice de sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil.
Apela-se as ONGs interessada em Apoiar o nosso País na área da Sociedade Civil e/ou  o desenvolvimento comunitária para abraçar as OSCs pois são a base para o desenvolvimento comunitário.
A maioria das OSCs actuam na área de saúde, água e saneamento e meio ambiente. Também constituem uma rede ou plataforma para actuar na área de governação fazendo monitoria e advocacia da governação.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

A VISÃO MUNDIAL APOIA AS ESCOLAS NA PROMOÇÃO DE CONCURSOS LITERÁRIOS

A VISÃO MUNDIAL APOIA AS ESCOLAS NA PROMOÇÃO DE CONCURSOS LITERÁRIOS

A Visão Mundial apoia o cumprimento dos objectivos da Educação de formar estudantes competentes por estimula-los na produção de conhecimentos através de concursos literários nas escolas secundárias como um exemplo na Escola Secundaria do Vale de Chitima, no distrito de Cahora Bassa, província de Tete em Moçambique realiadas nos dias 16 e 17 de Agosto de 2013.
Os professores deste nivel apreciam os apoios dados pelos parceiros, ajudando construir o futuro melhor.


Apela-se os Parceiros para apoiar a área de Educação em Cahora Bassa, província de Tete, pós é a base para o futuro do mundo em geral.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

uso das TICs no processo de monitoria e advocacia da governação

Membros da REDACABA na formação de uso das TICs no processo de monitoria e advocacia da governação promovido pelo MASC ( 15 A 16 de Agosto 2013)

REDACABA BENEFICIA DA FORMAÇÃO EM TICs

A Rede Distrital das Associações de Cahora Bassa (REDACABA) esta sendo formada em matéria  das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) desde o dia 15  a 16 de Agosto 2013 pelo Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC). A referida  formação tem por  objectivo  reforçar os membros da plataforma da sociedade civil local no uso das redes sociais na monitoria e advocacia da governacao rumo ao desenvolvimento do distrito. 

Note que esta capacitação esta decorrendo nas instalações da Associação Thimu La Chitukuko Chitima, distrito de Cahora Bassa na provincia de Tete.
https://www.facebook.com/pages/MASC-Mecanismo-de-Apoio-%C3%A0-Sociedade-Civil/447254045295329